Cursos livres não te tornam Esteticista!

Eaí, profissional de Sucesso!

Bora bater um papo?

São muitos os que me procuram com interesse em realizar cursos de Limpeza de Pele, Massagens e outros procedimentos estéticos de tratamento, mas que não possuem, ainda, nenhuma formação na estética, reconhecida pelo MEC. É o seu caso? Quer saber mais sobre esse assunto? Então leia até o final!

Algumas instituições e também profissionais que ministram cursos livres de capacitação, infelizmente, não cumprem seu papel ético de orientá-los a buscar uma formação adequada para atuar legalmente nesta profissão.

O meu intuito neste artigo, é assumir a responsabilidade profissional, de esclarecer a você, quem pode e, quem não pode, atuar como Esteticista!

O que a lei diz?

A lei 13.643, de 3 de Abril de 2018 regulamenta a profissão do esteticista. O que isso quer dizer? Que a partir dessa data, somente profissionais formados no ensino Técnico em Estética ou ensino de nível superior com concentração em Estética e Cosmética (reconhecidos pelo MEC) podem exercer a profissão de Esteticista.

E quem trabalhava com Estética antes dessa lei?

Pensando em quem já trabalhava há anos nessa profissão, a lei diz que quem já trabalhava com procedimentos estéticos (que possam comprovar, por fotos, certificados, registro de MEI…), há mais de 3 anos antes da lei entrar em vigor, é considerado ESTETICISTA. Ou seja, quem já atuava antes de 3 de Abril de 2015, possui os mesmos direitos de atuação que o técnico ou graduado em estética.

Mas Mel, e os serviços de embelezamento? Só esteticista pode realizar?

Designers de sobrancelha, micropigmentadores, depiladores, maquiadores, cabeleireiros, manicures, extensionistas de unhas, cílios e afins, não precisam realizar o técnico ou o superior para atuar. Pois, estão amparados por outra lei, atuam com anexos da pele, realizam técnicas de Embelezamento, não caracterizando como Tratamentos.

Eu mesma, iniciei na estética pelo embelezamento, sendo maquiadora e tenho grande apresso pela profissão. Realizei cursos livres de maquiagem em instituições de prestígio, para me capacitar. E, quando eu decidi que queria realizar tratamentos estéticos, me matriculei no superior em Estética e Cosmética, para ser, de fato, considerada Esteticista.

Para compreender melhor, podemos dizer que:

“Todo Esteticista pode ser um profissional da Beleza (desde que se capacite para tal), mas nem todo Profissional da Beleza é necessariamente Esteticista (a não ser que realize graduação ou técnico em estética).”

E os tratamento estéticos “básicos”?

Mesmo procedimentos considerados “básicos”, como limpeza de pele e massagens, só podem ser realizados por Esteticistas, qualquer pessoa que exerça essa profissão ilegalmente, está cometendo um crime.

Por que isso? Porque antes da lei do Esteticista entrar em vigor, era mais fácil as pessoas acreditarem que um curso livre de fim de semana te prepara para ser um esteticista, levando-as a cobrar preços bem abaixo do mercado, já que não tem valor agregado. Além, de não terem o conhecimento necessário para atuar, o que gera erros e denigri a imagem do profissional esteticista.

O maior “crime” é um “profissional” sem conhecimento!

 Tudo que eu disse até aqui, é baseado no entendimento da lei, mas claro que, na minha mera opinião, não é um diploma de graduação, ou certificado de técnico que o torna um profissional de qualidade. Entendo que, esta lei é o primeiro passo para que surjam profissionais de excelência, que carreguem o nome da Estética de excelência, mas está longe de ser um “filtro” de bons profissionais.

Acredito que independente de ser graduado, técnico ou profissional da beleza, o profissional que quer atuar na estética, precisa ter vontade de gerar bem estar, de ser mediador da auto-estima, estar sempre disposto a aprender, de ser cada dia melhor e se aperfeiçoar sempre mais! E claro, trabalhar em conformidade com a lei assegura o profissional, evitando dores de cabeça maiores…

Então para que serve cursos livres?

Os cursos livres capacitam, mas não habilitam! Tem finalidade de complementar, qualificar e atualizar o profissional habilitado em técnicas e procedimentos específicos. Afinal, as novidades não param de chegar no mundo da estética e, o profissional precisa sempre estar atento às mudanças e inovações que vão surgindo no mercado.

Quem pode fazer cursos livres?

A lei não proíbe ninguém de participar de cursos livres, mas é necessário entender que mesmo realizando tais cursos, você não se torna hábil para exercer essa profissão, ou seja, curso livre não oferece título para exercer profissão nenhuma.

É como se você participasse de um curso de “Construção de pontes e viadutos”, o que não te torna um engenheiro civil. Ou como se você fizesse um aperfeiçoamento em “psiquiatria”, o que não te torna um médico psiquiatra. (Foi só o que veio de exemplo na minha cabeça agora rsrsrs nem sei se existe esses cursos)

Para quem são os meus cursos?

São direcionados especialmente aos profissionais ou estudantes da área da saúde estética, como esteticistas, biomédicos, fisioterapeutas, farmacêuticos, biólogos, dentistas e médicos que buscam se aperfeiçoar, especializar ou atualizar em procedimentos estéticos específicos.

Mas a estética é muito ampla e eu entendo que quem quer ingressar na estética, sente a necessidade de “verificar” se vai gostar da área, se vai se identificar com a profissão e, por isso querem realizar cursos básicos, antes mesmo de um técnico ou graduação. Neste caso os cursos básicos de limpeza de pele, massagens, são uma opção. Entretanto, será sim necessário recorrer aos ensinos reconhecidos pelo MEC, para ser habilitado a exercer esta profissão e aprofundar em outras modalidades estéticas.

Atenção aos cursos online!

A era do online, facilitou e democratizou o ensino. Entretanto, cuidado com empresas e pessoas que só querem números de vendas! Ficou fácil qualquer pessoa ter acesso e aprender a realizar técnicas profissionais, remotamente capacitadas, fazendo as pessoas gastarem seu precioso dinheiro atoa, já que não poderão atuar, ou pior, atuarem infringindo a lei.

Ufa! Falei demais né… Lembrando que não sou expert em leis, já que legislação não é minha área de atuação. Mas como profissional que capacita outros profissionais, me sinto no dever de esclarecer estas informações.

Ficou alguma duvida? Deixe nos comentários.

Siga no @melannycindy

Se inscreva no canal Academia da Estética

Fique de olho no nosso Blog

Bjsss, Profissional de Sucesso

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *